Zumbido

O que é o Zumbido

O zumbido é um som percebido pelo indivíduo sem que haja uma fonte externa que o produza. Algumas pessoas percebem em apenas uma das orelhas, outras em ambas e outras ainda sentem na cabeça.

É mais comum do que imaginamos, pois atinge 17% da população mundial. No Brasil esse problema atinge 28 milhões de pessoas.

Não existe uma forma única de apresentação, algumas pessoas descrevem como apitos, chiados, cigarra, abelha, entre outros. Ele pode ser constante ou intermitente, suave ou alto.

Causas do Zumbido

O zumbido em sua definição, não é considerado uma doença e sim um sintoma. Isso significa que ele está sendo gerado por uma doença base. Existem muitas possíveis causas, sendo a mais comum delas a Perda Auditiva, que é responsável por 90% dos casos. Entre outras causas estão:

  • Exposição a sons intensos
  • Traumas na cabeça e no pescoço
  • Doenças metabólicas como diabetes, alterações nas taxas de triglicerídeos e hormônios tireoidianos
  • Odontológicas (Disfunção da articulação temporomandibular – ATM)
  • Cardiovasculares (Hipertensão arterial e insuficiência cardíaca)
  • Reação a determinadas medicações
  • Psicológicas
  • Neurológicas
  • Processo natural da idade

Como ocorre esse zumbido?

Zumbido é provavelmente o resultado do aumento espontâneo da atividade do nervo

Como o Zumbido pode afetar a vidas das pessoas

O impacto na qualidade de vida pode variar desde um pequeno incômodo em ambientes silenciosos a quadros incapacitantes. Segue alguns dos sintomas relatados por pacientes no atendimento clínico:

O impacto na qualidade de vida pode variar desde um pequeno incômodo em ambientes silenciosos a quadros incapacitantes. Segue alguns dos sintomas relatados por pacientes no atendimento clínico:

  • Impacto mental e emocional                          

Reações de estresse agudo

Distúrbios do sono

Transtornos de ansiedade

Estados depressivos

  • Reações físicas

Tensão muscular

 Dores de cabeça

  • Mudanças de comportamento

 Stress

 Nervosismo

 Comportamento de retirada

 Isolamento

  • Mudança de percepção

O sinal desconhecido prevalece (dominância acústica)

O profissional responsável por fazer o diagnóstico é o médico Otorrinolaringologista, já o tratamento você poderá contar com a ajuda de vários outros profissionais como Fonoaudiólogos, Dentistas, Fisioterapeutas, Neurologistas.

Como podemos te Ajudar

Aqui na Otosons, você encontrará ajuda profissional realizada por um Fonoaudiólogo (a). O Tratamento em nossa clínica é baseado na Terapia de Habituação, que consiste no aconselhamento e enriquecimento sonoro do indivíduo. Esses são utilizados como meios para se alcançar a diminuição da percepção do zumbido e consequentemente a diminuição do grau de incômodo. Nosso objetivo é te ajudar a controlar o zumbido e não deixar que ele te controle.

Para nortear o processo de intervenção, antes do tratamento o paciente passa por avaliações com objetivo de investigar o grau de incômodo e o impacto causado pelo zumbido em sua qualidade de vida. Essa avaliação consiste na aplicação de questionário que avalia a severidade do zumbido, além de exames de Acufenometria e Audiometria.

Acreditamos no resultado, pois esse tipo de tratamento leva em consideração a neuroplasticidade do sistema nervoso central para que estas mudanças ocorram de modo gradativo e permanente.

Alguns dispositivos que podemos utilizar no tratamento:

Aparelhos Auditivos – Para as pessoas com perda de audição. Esses pequenos dispositivos têm o objetivo de amplificar o som e melhorar a comunicação da pessoa. Pela amplificação dos sons, é possível que a percepção do zumbido diminua.

Geradores de Som – Para as pessoas que não possuem qualquer problema auditivo e que sentem o zumbido. O objetivo é proporcionar alívio na percepção do zumbido. Essa terapia sonora é totalmente personalizada, o paciente pode escolher dentre as várias opções de sons, a que melhor lhe atende.

Aparelhos Auditivos

ApaAparelhos Auditivos com uso combinado de Geradores de Som – Para as pessoas que possuem perda auditiva e zumbido associado. Além de melhorar a comunicação do indivíduo pela amplificação do som a sua volta, trata o zumbido para diminuir sua percepção.

Não existe uma abordagem única que funcione para todas as pessoas. Você precisa experimentar diferentes combinações de técnicas antes de descobrir qual funciona para seu caso.

Recupere a autonomia do silêncio!

Dicas Úteis

  • Faça atividades físicas regularmente
  • Uma dieta saudável pode ter um impacto positivo em sua vida. Evite frituras, excesso de doces, cafeína, álcool.
  • Evite o silêncio. Quanto maior o silêncio, maior é a sua atenção ao zumbido.
  • Pratique atividades que te relaxem, pois o zumbido tende a deixar a pessoa mais tensa.

Agende uma consulta com nossos profissionais.

Tire suas dúvidas com os especialista.