Mudanças neuroquímicas no envelhecimento do sistema nervoso auditivo central

Já é sabido que existem várias alterações no organismo de indivíduos com idade mais avançada, como diminuição de irrigação sanguínea cerebral, diminuição do número de neurônios no córtex cerebral, modificações nas conexões entre neurônios e diminuição dos neurotransmissores. Como consequência, ocorrem declínios de várias funções do SNC, como funções motoras, de aprendizagem, emoção, motivação e memória.

Um dos neurotransmissores que estão diminuídos no idoso é o Ácido Gama Aminobutírico. Ele possui função inibitória, regula a transmissão de impulso neural, sendo considerado, portanto, importante no processamento cerebral para várias funções auditivas e cognitivas.

Por esta razão, esse indivíduo terá mais dificuldade de comunicação, principalmente em situações de escuta desfavorável, haja vista, que esse neurotransmissor age no ambiente ruidoso, auxiliando na atenção da audição seletiva, aumentando a sensibilidade à fonte sonora na presença de ruído competitivo. Portanto, a diminuição do GABA, não é o que determina a falta de inteligibilidade nesses ambientes, mas é com certeza, um fator agravante para essa situação.

Fga. Patricia Dias

Endereços
Centro – Av.Ernani Amaral Peixoto,455 – Sl 1108 – Centro -Niterói
Icaraí – Rua Gavião Peixoto nº 13 loja 103 – Icaraí – Niterói
Contato

Centro: 2620 – 8163

Icaraí: 2620-2525

otosons@otosons.com.br

Redes Sociais
Tire suas dúvidas com os especialista.