A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é uma doença em que ocorre uma obstrução recorrente de forma parcial ou completa das vias aéreas superiores durante o sono. Quando essa obstrução ocorre de forma parcial dá-se o nome de hipopneia e quando ocorre uma parada completa da ventilação é chamado de apneia.
Quase todas as pessoas têm episódios de apneia durante o sono, mas isso passa a ser um problema quando esses eventos passam de 5 por hora de sono e tem a duração maior ou igual a 10 segundos.
A AOS é considerado um problema de saúde publica, visto a alta incidência na população geral e seus impactos na saúde do indivíduo. São vários os problemas diurnos trazidos pela AOS, como sonolência excessiva, déficit de memória, diminuição da qualidade de vida, risco de depressão e doenças cardiovasculares. Pessoas com esse problema geralmente se sentem irritadas, cansadas durante o dia, costumam se sentir sonolentas e podem até cochilar quando estão assistindo TV, ou mesmo aguardando em uma recepção.
Geralmente a AOS vem acompanhada do ronco, mas nem todas as pessoas que roncam têm a AOS.
O diagnóstico da AOS é realizado através do exame de polissonografia, que é o padrão ouro para diagnóstico das doenças do sono. As especialidades médicas que podem te ajudar no diagnóstico dessa doença são os Neurologistas, Otorrinolaringologista, Cardiologistas, Pneumologistas.