A importância da Audição

A audição humana é uma função muito complexa e faz parte de um sistema muito especializado de comunicação. Nos humanos este sistema permite o processamento de eventos acústicos como a fala, tornando possível tanto a comunicação quanto a expressão do pensamento.

A audição além de fundamental é importante em todas as idades:

 

Na Infância

O recém-nascido pode ouvir uma vasta gama de sons, o tempo vai passando e ele se mostra atento para sons de brinquedos, os sons musicais e as vozes que fazem parte do seu ambiente, principalmente de sua mãe.

A criança desde pequena reage aos diferentes sons ouvidos e com tempo passa não só a ouvir como também emitir alguns sons, conhecido como balbucio, e esses vão progredindo até chegar a emissão de palavras e depois sentenças.

Tudo isso que vai acontecendo na vida da criança só é possível através da audição que é considerada fundamental para o desenvolvimento normal da linguagem. Um problema auditivo pode acarretar em dificuldades na linguagem, fala e até mesmo no aprendizado futuro da leitura e escrita.

Na idade Adulta

Escola, faculdade, trabalho, convívio familiar e social são os contextos em que geralmente todas as pessoas estão inseridas.

Quando falamos de pessoas com perda de audição, apesar de estarem inseridas em todos esses ambientes, isso não significa que elas estejam felizes, pois muitos são os problemas encontrados por elas.

Para iniciar, os problemas encontrados podem ser com própria pessoa, pois impactos são encontrados na auto-estima, na identidade, pois muitos ficam com medo de ter sua identidade estigmatizada e com isso não assumem o problema que tem. Quando o esforço da pessoa se concentra em esconder a perda auditiva, o caminho para a reabilitação fica cada vez mais distante e com isso o problema só complica.

Consequências na saúde emocional também é percebido, pois muitos adultos e idosos ficam tristes, angustiados com a limitação de sua comunicação, isso por vezes gera depressão.

Nas escolas e faculdades é comum encontrar pessoas com sérias dificuldades para acompanhar as aulas, professores resistentes a falar de frente para o deficiente auditivo. Essas situações geram um esforço muito grande para poder ouvir, é necessário muita concentração e os estudos acabam por se tornar desinteressante.

No trabalho, essas pessoas podem ser consideradas limitadas em relação ás outras, além de passar por dificuldades no treinamento, pois geralmente o ambiente de trabalho tem um predomínio da língua oral. Ainda podem sofrer pela falta de paciência do empregador e seus colegas de trabalho, pela necessidade de repetição de informações.

Se não bastasse tudo isso, ainda passam por problemas em âmbito familiar, onde a falta de paciência dos familiares é visível no cotidiano, pois existem queixas em ter que repetir o que foi dito, reclamações de ter entendido trocado o que falou, de não responder quando é chamado e etc. E esses problemas vão contribuindo para o isolamento dentro do próprio lar. Esses problemas também podem acontecer nas interações sociais.

Para evitar e/ou minimizar esses problemas, a pessoa com deficiência auditiva deve buscar ajuda profissional o mais rápido possível, pois atualmente existe Aparelhos Auditivos de alta tecnologia, acessórios que ajudam a comunicação no ambiente profissional e escolar. Devolvendo qualidade de vida e possibilidades de desfrutar o mundo dos sons.

Saiba mais como podemos lhe ajudar, agende uma consulta com nossos Fonoaudiólogos.

Tire suas dúvidas com os especialista.